quarta-feira, 29 de junho de 2016

0,10€ PODEM MUDAR UMA VIDA !




Todos os anos a mesma roda viva. Junta papel, tira papel, pede fatura de tudo e mais alguma coisa, junta tudo, perde metade e esperamos ansiosos pelos dia 1 de Abril, como se de uma passagem de ano se tratasse.

Preenche declaração, coloca dedo no rato e qual gatilho de uma arma, carrega ao segundo ZERO e respira de alivio.

E começam as boas noticias: "Reembolsos começam a ser feitos ao fim de 21 dias."; "Reembolsos de IRS pagos mais cedo" etc etc. Acredito que isto tenha sido a realidade para alguns....pois meus amigos para mim não foi de todo.

Pertenço agora a um grupo gigante dos Encalhados do IRS, que tal como eu verificam o site da AT 2x ao dia, como se fosse um medicamento prescrito pelo médico, dando garantias de que passaríamos a estar de bem com a vida.

Entreguei a declaração a 12/4, validou a 14/4....hoje são 29/6? É isso não é? Pois...e estamos na mesma....a zeros.

Entre telefonemas que de nada adiantam, vale a troca de comentários no grupo do encalhados, onde nos vamos confortando uns aos outros, já estamos no mesmo barco.

Ainda pensei que o meu reembolso fosse de uns milhares de euros, mas depois parei e pendei: Rita, estás parva...os dos milhares e milhões foram logo os primeiros DAHAH!!!

Hoje na pesquisa da manhã descobri que devido ao atraso no pagamento do valor do meu IRS o estado me vai pagar a mais....vejam bem A MAIS....leram mesmo bem MAIS...o valor de 0,10€.

Oiçam, gelei naquele momento. Sabem aquela sensação de quem acabou de acertar na chave do Euromilhões? Eu não! Fiquei em transe logo. E fiz planos onde investir aqueles 0,10€.

Eis as opções:


  • Comprar uma vela em Fátima em sinal de agradecimento. - Bolas não dá, a mais barata são 0,20€
  • Comprar Certificados de aforro - Também não dá
  • Comprar Acções na Bolsa - Dei-me ao trabalho de ir ver isso e consigo comprar umas quantas da Lisgráfica, acham que deva?
  • Investir no Papel Moeda - assim como assim estes 0,10€ iriam voltar aos cofres do Estado rapidamente não é?
  • No Banif? Posso contribuir não é? ou a CGD? Ou para ajudar a pagar as auditorias externas que andam para aí a querer fazer.
Enfim as opções de sonhos são muitas, mas todas saem frustradas.

Se uma empresa deixa de pagar o IVA, ás 00:00H do dia seguinte são +20% s/o valor que tem a pagar à AT.

Se nos esquecemos de pagar o IUC, chega a cartinha, 15€ + juros de mora, e na melhor das hipoteses qualquer 25€ paga tudo.

Pergunto eu, que nem percebo muito disto: Qual é o critério para aplicar juros ?

Felizmente não necessito nem eu, nem o meu filho, deste dinheiro para sobreviver, mas é triste a forma como são geridas as coisas.

Há razão para ter sido retida? Não, está tudo ok e validado.

Se o valor dos 0,10€ vai aumentar então deixem lá estar a render mais uns dias boa?

E assim vai este nosso Portugal!

Nenhum comentário: